6 de jan. de 2012

Desafio de pai



Era uma vez um cavalo que voltava para sua casa cansado e com fome, no caminho encontrou um filhote de leão que tentava alcançar algumas maçãs do pé, ao que falou: –Seu cavalo, seu cavalo, por favor, me ajuda aqui, gostaria de pegar aquelas maçãs para comer. –Oh meu amigo leãozinho desculpe, eu posso ser maior que você, porém, tampouco, alcanço as maçãs, elas estão muito altas, aliás, o que você faz aqui sozinho? -Eu saí de casa para passear, e, um dia, vi minha mãe subir com a maior agilidade numa árvore, e agora estou tentando fazer igual, mas não consigo. -Ok, espere um pouco que vou chamar uma amiga. Depois de alguns minutos o cavalo aparece com uma girafa, ela pega a maçã, entrega ao leãozinho que fala: Obrigado amigos, mas eu estou perdido, e não sei o caminho de casa, será que vocês podem me levar até lá? –Onde é sua casa? quis saber o cavalo. -É lá no vale do reino. Ao chegarem no Vale do Reino, avistaram um castelo imenso, o leãozinho prontificou-se: –Olha ali, é lá que eu moro. -Mas ali é a casa do Chefe das Montanhas, surpreendeu-se o cavalo. -Sim ele é meu pai, e vocês estão convidados a entrar. A girafa e o cavalo ficaram boquiabertos, o leão pai ensinou seu filho o valor de respeitar os pais, a fim de não sair de casa sem avisar. O cavalo e a girafa a participaram de um lauto banquete. Enfartaram-se de comida e todos viveram felizes para sempre.”
Essa é uma das histórias que conto para meus filhos, e não é só na hora de dormir, sempre que tenho possibilidade procuro entretê-los de modo a aguçar os sentidos criativos. Eles gostam de livros, mas como não sabem ler, então compreendem só figuras. O Pedro de quatro anos, já começa a entende algumas letras, principalmente o 'P' de Pedro.
Eu tenho a impressão que gasto mais tempo no trabalho a que educá-los, e já que meus planos foram prorrogados, então devo esperar uns bons anos até se tornarem mais independentes. Até às vinte dua shoras eles já estão na cama, e então essa é minha deixa para fazer coisas pessoais, como trabalhar no computador, ler um livro, ver um filme - às vezes não faço nada disso e resolvo dormir – de modo que, durante a madrugada perco muito tempo, mas tenho sono, fazer o quê... Já tive oportunidade de colocar Lorenzo em agência, como criança-propaganda, mas não achei boa ideia, já que eu não teria tempo hábil a fim de esperar horas na fila de uma gravação de um comercial - além do que compromete os etudos.
Para uma família que mora numa cidade, cujo custo de vida é o mais alto do país, o desafio é financeiro. Se você não tem saúde, não pode trabalhar. Se você não trabalha, não pode ‘comprar’ saúde. São duas partes da vida do ser humano que andam juntas, porém, uma coisa que difere o desenvolvimento da crianças, é, sem dúvida, a educação. O desafio de pai está lançado!


Esqueça os tempos de aflição, mas nunca esqueça o que eles lhe ensinaram.” – autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário