28 de mar. de 2013

O turismo em prece




A Semana Santa é motivo de fé: coelhos, ovos, chocolates, espetáculos, eventos - tudo isso marca a devoção. Na Espanha acontece a mais autêntica demonstração de fé, já que os católicos vestem chapéus cônicos pretos, a fim de esconder os rostos pela suas penitências - uma das imagens mais simbólicas da Semana Santa. As ruas são tomadas de fervor, cânticos e preces em procissões por inúmeras cidades. Na Guatemala há vigílias entre o domingo de Ramos e o domingo de Páscoa, as igrejas montam belíssimos cenários e frutas e flores são ofertadas. No Peru, fiéis carregam nos ombros pesados objetos de madeira com mais de dois metros decorados com espelhos, o que representa a alma de cada devoto.
A primeira vez que ouvi falar de Gramado, foi quando eu estudava cinema há uns bons quinze anos. Existe um Festival Internacional da sétima arte lá. Gramado? Só deve ter grama nesse lugar, pensava. Pelo o que meu irmão conta, visto que ele é gaúcho, é uma das mais bonitas cidades do Brasil. Acontece lá a décima oitava edição do Chocofest que, desde a semana passada está em comemorações com esse feriado que remete à Paixão de Cristo. Com espetáculos exposições, leilões, desfiles, exposições, 350 mil pessoas são esperadas - maioria turistas, já que Gramado tem pouco mais de 32 mil pessoas. Canela, cidade vizinha vai no mesmo embalo: Está toda coberta com motivos pascais.
A morte, ressurreição e ascenção ao céus, é sempre motivo para encenação teatral Brasil afora. No Recife, há uma cidade chamada Brejo da Madre de Deus, há 180 quilômetros de Recife que é palco do maior espetáculo do país. A peça chama-se Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e desenrola em nove palcos pela cidade, onde a plateia participa juntamente com os atores, famosos, aliás. Essa cidade-teatro comporta monumentos como réplicas de palácios, templos e vilarejos de Jerusalém, tem a participação de mais de 500 figurantes e são esperadas 70 mil pessoas para a temporada de 22 a 30 de março. Agências de turismo têm pacotes exclusivos para o evento, sem contar que dá para esticar até Porto de Galinhas.
Santana de Parnaíba, 40 quilômetros da capital recebe o segundo maior espetáculo do país. A comunidade participa das encenações mais de 120 atores são garantidos,  o espaço cenográfico tem 15 mil metros quadrados e é montado às margens do rio Tietê - dias 28,29,30. Na cidade de Itu a tradicional peça sobre Paixão de Cristo é encenada desde 1976, e acontecerá no estádio do Ituano, a entrada é gratuita no dia 29 às 19h, além de procissões. Boa Páscoa a todos!

"Você nunca será bom o suficiente para gostar de todos. Mas será perfeito para alguém que te mereça." - autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário