10 de mai. de 2013

Mãe só tem uma




Ter filhos não é fácil. Mães sabem disso melhor que pais. Para o gênero masculino a rotina não muda tanto quanto a da mãe, já que, por vezes ela deve abdicar do trabalho, entre outras coisas. À medida que as fases das crianças vão passando, percebemos vantagens e desvantagens. Os pequenos acordam de madrugada e não deixam você dormir, e ainda confundem panela com disco voador. 
Não há maneira errada de se cuidar de filhos. Cada mãe sabe onde o calo aperta. A mãe moderna é mais permissiva, sai junto com a filha e até aconselha que namorado ter. Só ela sabe o que é melhor. Se a mãe é uma pessoa que tem uma vida agitada, sai de manhã para trabalhar, leva os filhos na escola, no final do dia vai ao supermercado, e ainda leva o filho para a festa do amiguinho, então significa que esses filhos vão crescer com cabeça-aberta e, que nesse mundo, existe muito mais coisa a ser vista do que nossa vã ideia possa imaginar. Agora, se a mãe e uma dona de casa, não consegue deixar seu lar nem por decreto, então, uma filha, por exemplo, não terá referência do que é sair, e não saberá que o mundo pode ser grande. As duas situações são válidas. As duas situações demandam aprendizado.
O sentimento de mãe é onipresente, mesmo  sem filhos, já que a mulher é capaz de tratar bem os amigos, familiares, e até bichinhos de estimação - é a famosa mãe de todos. Esse é um sentimento de doação, carinho e proteção. Existem também as mães teimosas que, pelo excesso de proteção não vai deixar nada acontecer com o filho. Aí é que está: tem que acontecer algo para aprender com a vida! Ainda que exista muito amor em todas essas manias de mães, elas são tão cautelosas quanto conselheiras.
Ser mãe é insubstituível e, porque mãe só tem uma!

"Você sempre será uma criança enquanto tiver uma mãe a quem recorrer" - Sara Ornet Jewet (1849 - 1909), romancista americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário