25 de abr. de 2011


As sete tranças de sansão.

Ontem, no clube, às oito da manhã, após nossa brincadeira frequente de bola - que acontece toda sexta - perguntei a um amigo: - Você está indo na academia de manhã, agora? –Pois é... Chego aqui no clube cedo por causa do trânsito, eu moro no Pacaembu. Achei que eu não tinha escutado direito: - Você mora onde?? –Pacaembu. –Nossa!! E vem de lá até aqui todos os dias? –É que trabalho no quarto cartório, aqui em Santo André. –Mas por que mora tão longe? –É que eu casei, e como minha esposa é de lá, fui com ela. -Você casou com aquela que vinha aqui na academia, também? –Não! Aquela é outra. Ela terminou o namoro comigo depois de sete anos. Um outro rapaz que ouvia a conversa não acreditou: - Desculpe, mas quanto tempo ficou com ela, mesmo?!! -Sete anos, acredita? e depois conheci uma pessoa com quem casei após 10 meses de namoro.
Sete cores do arco-íris, sete anões, sete são os dias da semana, sete colinas de Roma, sete são os mares, sete maravilhas do mundo, sete rainhas na história foram chamada de Cleópatra, sete são as notas musicais, e também é o número da nota mínima para aprovação nos instituto acadêmicos. A lista é grande, mas o maior sinal cabalístico que pode ter com o número sete é que no ciclo genital da mulher, a ovulação ocorre no 14.º dia (2 x7); a implantação do óvulo na cavidade interna é no 21.º dia (3x7); o ciclo menstrual é de 28 dias (4x7), e a gravidez se completa em 280 dias (40 x 7).
E a crise num relacionamento começa aos sete anos, o que pode culminar no término da relação – foi o que aconteceu com o colega acima. Tem gente que acredita que é o número perfeito, tem gente que acha que é o número da preferência divina: islâmicos consideram sete os céus e sete as portas do inferno; Buda passou 49 (7x7) dias de meditação em baixo de uma árvore; sete pedras de cores diferentes eram guardadas no leito de um filho egípcio. Sete são as glórias da Virgem, os Sacramentos e os pecados mortais, além das sete ordens Eclesiásticas.
Entre tapas e beijos, minha relação perdura por poucos cinco anos (incluindo um de namoro). Fiz umas contas que, para falar a verdade, são objetivos que eu devo atingir daqui dois anos, e será justamente o tempo em que estarei estabilizado financeiramente com casa própria, todos meus filhos em escolas privadas, um carro grande a fim de comportar cinco pessoas e... bem... a casa na praia já é um sonho pra daqui uns sete anos. Simplicidade, temperância, generosidade, presteza, caridade, paciência e humildade: sete são as Virtudes – e costumo dizer que tenho todas, além da saúde de minha família, claro.
Aí, eu penso: Pô, em sete anos estaremos uma maravilha, então. E é justamente essa motivação que me dá ânimo para continuar numa relação saudável. –Sete anos de relação desgasta. Não por causa de brigas, mas pela frieza mesmo, ainda acrescentou meu colega. Bom, para evitar que a relação esfrie, a sugestão é levar a namorada para um jantar exótico; presenteá-la com um buquê de rosas-azuis; fazer umas loucuras diferentes; viagens que, sequer, realizaram-se – isso mantém a temperatura da relação – não foi o que meu colega fez. –É... mas foi ela quem terminou comigo! –Cuidado, hein, a mulher quando termina, é porque tem outro... brinquei.
Tenho uma ótima receita para não enjoar da minha esposa, já que ouço que dormir ao lado da mesma mulher é sacal. É fácil: durmo na sala. Tem um colchão lá também. Que fique claro que eu não durmo na sala porque minha relação está fria ou desgastada, e sim porque a quantidade de filhos é, relativamente, proporcional à quantidade de vezes que um deles deseja dormir na cama da mãe – e já que eu tenho três, isso acontece toda noite, então permito-os dormir num espaço maior, com a vantagem de estarem ao lado da mãe. Existem brigas, é verdade, mas não devo isso aos sete anos de azar do espelho quebrado de casa – sem superstições.
Mas para qualquer revés na relação, é interessante 'perdoar a pessoa setenta vezes sete', como escreveu Mateus, e, então, lembrarmos que devemos ser fortes como as sete tranças de sansão.

Quando pedimos um conselho, normalmente estamos buscando um cúmplice – Marques de la Grange.




'pelada' fim de tarde: pérola do atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário