24 de nov. de 2011

Vergonha alheia produções




Estava eu no intervalo de minhas aulas (sim, sou professor de inglês, atualmente), e eis que passei numa dessas grandes lojas de galpão que vende de tudo, desde bolacha até hastes flexíveis. Logo na porta, chamou-me atenção uma boneca, aliás o tal brinquedo é indiscreto até para quem espera o ônibus no ponto, já que fica bem na entrada – quase na rua. A boneca tinha mais de um metro e vinte centímetros de altura, custava quarenta e oito reais e era maior que minha filha que tem três anos. Pensei: “Lara iria adorar, só pelo tamaho já se espantaria. Eu me espantei! Assustei-me, horrorizei-me quando li o slogan do brinquedo: “ela é grande, mais vai encantar você”. Tudo bem... eu, por exemplo, consigo entender que a pessoa que concordou com essa frase, errou em colocar uma conjunção adversativa no lugar de uma conjunção aditiva (deveria ser: “e”). MAS confundir um advérbio de intensidade com a conjunção “mas”... não devo falar palavrão aqui, mas o que estou pensando rima com o termo “partiu”. O Brasil é um dos paises mais analfabetos por metro quadrado da esfera terrestre, de modo que há muitas pessoas que ganham dinheiro – mais e mais dinheiro – mesmo sem saber escrever corretamente – país de oportunidades esse Brasil, não? Tem espaço pra todo mundo – quantas bonecas dessas não serão vendidas? Se eu comprar esse artigo infantil e denunciar o fabricnate por propagar a falta de educação acadêmica (sim, pois a escrita se aprende na esola) entre a sociedade brasileira, quiçá eu não ganhe a causa? ainda que hei de saber sobre 'direitos do consumidor'.
Quarta feira última. Campeonato internacional de futebol, Copa Sul-Americana. O Vasco estava “em casa” no estádio São Januário e, em dado momento, eis que surge no letreiro do placar: Vasco 0 x 0 Univercidad. Espera aí! O tal time do Chile escreve-se com 's'. O responsável por isso, a fim de corrigir tal gritante erro - tentou evitar de errar novamente e, para não ficar na dúvida de qual seria a forma correta de escrever, prefeiru mudar, minutos depois para: “U. Chile” - será que o rapaz do placar estudou com a cartilha do MEC? Reflexos do nivel de educação à parte, acho que o sujeito deve ter um tio que é dono de uma empresa fabricante de bonecas.
Essa é boa: especialista afirma que fazer xixi no mar atrai tubarões. É uma vergonha isso, certo? Mas quem já nunca fez? aliás, a porcentagem de xixi que fica no mar é irrisória se comparado à quantidade de água salgada que temos no planeta. Mas se xixi atrai tubarões - o quê, então, atrairia o “número dois”? O monstro do Lago Ness? Enfim, ainda bem que não existem tubarões em parques aquáticos... tampouco na piscina do seu vizinho... - que vergonha!
Não conseguiram ter nada na vida, e pega esse momento aqui como se fosse o momento máximo da vida deles... cambada de idiotas!” essa frase pertence a uma mulher que ficou histérica após o marido ser preso por desacato na Bahia. Não sabemos se policiais não conseguiram ter nada na vida; ou se os mesmos correspondem ao adjetivo citado, porém, fica a questão: Devemos dar razão à polícia que prende um rapaz bêbado e que não quer fazer o teste do bafômetro; ou devemos dar razão à sociedade que, por vezes, é vitima de maus-tratos pelos policiais que “não conseguiram ter nada na vida (sic)”?

A verdade é que todo mundo vai te machucar, você apenas deve decidir em quem vale a pena dar um soco” - autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário