30 de mar. de 2012

A Verdade e a Mentira




Era uma vez em que a Verdade e a Mentira se encontraram na estrada.
-Boa tarde - disse a Verdade.
-Boa tarde – respondeu a Mentira -Como andas, minha cara?
-Sinto-lhe informar não vou lá aquelas coisas. Os tempos estão difíceis para uma pessoa como eu – lamentou. -É...dá para perceber - disse a Mentira olhando-a de cima abaixo, com aquelas roupas todas esfarrapadas. -Parece que você não se alimenta há um bom tempo.
-Honestamente não! Ninguém mais quer usar meus serviços. Onde quer que eu vá muita gente me ignora, fazem puco de mim, e estou perdendo o ânimo, sabe. Pergunto-me, porém, se vale a pena continuar.
-E por que diabos você continua? Veja só... você não quer estar com roupas boas e limpas, como eu? Você não gostaria de se alimentar e abusar de uma refeição comigo?.Não há razão para você deixar de comer o que quiser. Venha se divertir comigo, mas prometa que que não vai dizer absolutamente nada contra mim, enquanto estivermos juntas, ok?
A Verdade concordou e foram, então, a um ótimo restaurante na cidade. A Verdade não gostava da companhia da Mentira, mas, por um prato de comida resolveu acompanhá-la por um tempo, já que estava prestes a desmaiar de fome. Ao chegar no restaurante sentaram na melhor mesa. Eis que a Mentira ordena:
-Garçom, traga a melhor carne que vocês tiverem, o vinho mais saboroso e a mais gostosa das sobremesas. As duas passaram a tarde inteira envoltas aum lauto banquete, e, no final, a Mentira bate na mesa com os punhos cerrados e brada para todos ouvirem:
-Como asism? Etão eu dou dineiro para esse garçom aqui e ele se recusa a trazer meu troco? Chama o gerente pra mim, agora. E então o gerete chega, mas o garçom diz que não havia recebido nada. -O que?? Gritou a Mentira. -Que raios de lugar é esse? Não posso acreditar nisso.Duas inocentes e respeitáveis damas vêm até aqui e vocês tentam nos roubar o dinheiro ganho com muito suor? Vocês são um bando de ladrões mentirosos.
O gerente, preocupado com a reputação do lugar, deixou tudo certo, chamou o garçom de canto, brigou com ele, e ainda ameaçou em demiti-lo. Por mais que tentasse convencer o gerente que a Mentira não havia pagado sequer um centavo, o gerente não acreditou nele, e o coitado murmurou baixo: -O que está acontecendo nesse mundo? Cadê a Verdade? Será que abandonou as pobres almas honradas?
-Negativo! Estou bem aqui. Resmungou a Verdade –Mas meu juízo cedeu à minha fome e agora não posso dizer nada sem quebrar a promessa que fiz à Mentira. E assim que as duas saíram na rua a Mentria pôs-se a gargalhar. -Viu só como se faz? Comemos do bem e do melhor e não pagamos nada. Não achas que me saí bem? Mas a Verdade se afastou dela:
-Não, não acho! Jamais trocarei um prato de comida pela sua companhia. Prefiro morrer de fome a ter que conviver contigo.

Muitos dizem ter extrema ousadia em dizer a verdade, e revela extrema covardia em ouvi-la.” autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário