19 de abr. de 2012


Tiradentes


O que é pior? Ser enforcado ou ter os dentes arrancados por um alicate, sem anestesia? Consideremos, pois, o fato de ser enforacado uma vantagem, já que nesse caso não há prolongação do sofrimento. No dente há possibilidade de se sofrer durante dias e semanas, ou seja, você vai continuar vivo...e com dor!
Coitado do Tiradentes que apenas queria uma Minas Gerais melhor, livre da monarquia – aos quais seriam oferecidos muitos beneficios à população e, além de estabelecer um governo republicano independente de Portugal, ainda criaria indústrias e universidades. José Francisco da SilvaXavier também intencionava transformar São João Del Rey na capita Brasileira, ou seja, nos planos estavam inclusas as eleições, o que culminaria em lesar a monarquia. Toda a população deveria usar armas e formar milícia quando necessário. Há que se ressaltar que os inconfidentes visavam a autonomia somente da província das Minas Gerais, e em seus planos não estava prevista o direito de autonomia da população feminina.
Claro que a familia real não gostou disso e começou uma busca aos responsáveis por essa infidelidade ao regime monárquico. Tiradentes foi encontrado no Rio de Janeiro na casa de um amigo. Ele era um cara de caráter e assumiu a culpa pela inconfidência – o que inocentou todo todos os seus companheiros.
E então, numa manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro. O governo geral transformou o cortejo numa verdadeira Parada – cujo evento tinha motivos festivos, a fim de demonstrar a força da coroa portuguesa – que pobreza de espírito! Um sujeito bem-intencionado prestes a morrer e o governo decide mostrar para a massa como que se admistra o poder! A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas e o cortejo estava munido de verdadeira fanfarra, composta por toda a tropa local.
José Francisco da Silva Xavier foi enforcado, e podemos conlcuir que tal infeliz ação provocou ira na população, do contrário ontem não teria sido feriado, ou seja, atuamente nós lembramos dele com respeito e carinho.
Após a execução, o corpo foi levado em uma carreta do Exército para o Museu Histórico Nacional onde foi repartido em pedaços tal qual um bolo de aniversário. O tronco do corpo foi entregue à Santa Casa de Misericórdia, sendo enterrado como indigente. Os membros foram salgados a fim de não apodrecerem rapidamente, acondicionados em sacos de couro e enviados para Minas Gerais. A melhor parte, ou seja a cabeça, foi exposta em Ouro Preto no alto de um poste defronte à sede do governo donde foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até a data vigente.
Tiradentes, ao contrário do que se pensa, não tinha barba e cabelos longos quando foi enforcado na prisão onde ficou por algum tempo antes de cumprir sua pena. Teve o cabelo e barba raspados para evitar a proliferação de piolhos, a própria posição de alfere não permitia tal aparência.
Foi alçado, posteriormente, pela República Brasileira, à condição de um dos maiores mártires da independência do Brasil e como um dos precursores da República no país.
Dez vidas daria se as tivesse, para salvar as deles!” Tiradentes (1746, Minas Gerais à 1792, Rio de Janeiro).
Obs.: Palavras do mártir ao saber que a rainha concedera clemência a seus companheiros condenados à morte, excluindo ele do perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário