11 de mai. de 2012



Mãe só tem uma

Ter filhos não é fácil. Mães sabem disso melhor do que pais. Para os pais, a rotina não muda tanto quanto para as mães depois da chegada dos nascidos, e cada fase tem suas vantagens e desvantagens. As crianças acordam namadrugada e deixam você dormir, ainda fazem da panela um disco voador, por exemplo.
De modo que não existe maneira errada de se cuidar de um filho. Atualmente a mãe moderna é mais permissiva e, até, sai junto com a filha, aconselha que namorado ter e fazem compras juntas – como promete minha esposa, por exemplo.
Cada mãe tem seu modo de educar a criança e só ela sabe o que é melhor para sua cria. Se a mãe é uma pessoa que trabalha fora, sai de casa todos os dias, tem uma rotina agitada e volta só no fim da tarde, a filha, por exemplo, vai compreender que o mundo tem um comportamento mais “cabeça-aberta”, que existem muito mais coisas interessantes lá fora do que dentro de casa, e então essa filha não será tão conservadora, mesmo porque quando ela crescer vai pedir: “mãe vamos sair?” – e não importa se está na hora da novela, faça chuva ou faça sol.
Por outro lado, caso a mãe faça opção por ficar dentro de casa, e a filha nunca viu a mãe sair, por exemplo, então a menina compreenderá que, no mundo, não há tanta coisa interessante para se ver, e que não existe muito o que aprender lá fora, já que o lar parece ser muito mais saudável. A palavra modernidade, para essa filha, talvez, demore um bom tempo para fazer parte do vocabulário. Seu mundo tornar-se-ia mais provinciano.
Ma o sentimento de mãe está onipresente a todas as mulheres, mesmo que não se tenha filhos. A mulher é capaz de tratar bem os amigos, familiares e até bichinhos de estimação – como se fossem filhos – é a famosa “mãe de todos”. E esse é um sentimento de doação, carinho e proteção. Se bem que existem as mães teimosas que não dão espaço para os filhos serem o que são, ainda que exista muito amor nessa “mania de mãe” – tão cautelosa quanto conselheira.
Enfim, ser mãe é insubstituível, e só quem é, sabe do que se trata - porque mãe só tem uma! Feliz dias das mães.

" Você sempre será uma criança enquanto tiver uma mãe a quem recorrer." Sara Ornet Jewet (1849 - 1909) romancista americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário