19 de out. de 2012

Caça às rãs e às bruxas.





Nunca fui muito adepto do halloween, ou Dia das Bruxas. Pudera. É uma festa típica de países anglo-saxônicos, ou seja comemorada, sobretudo, onde falam o inglês, principalmente Estados Unidos. E falou em festa, o Brasil aceita a ideia.
O halloween teve sua origem no Reino Unido, de modo que esse evento não tem nada de bruxaria. Perfil de bruxa: Mulher velha e encarquilhada, exímia e contumaz manipuladora de magia negra, e dotada de uma gargalhada terrível. Senta sobre uma vassoura voadora, e ainda faz canja de pé de cabra e orelha de morcego para as criancinhas indefesas. Claro que estas características estão no imaginário popular do brasileiro, de modo que bruxas são sábias e peritas conhecedoras dos conceitos que envolvem a natureza, além de possuir uma extrema leveza de espírito. E isso criava uma certa inveja na igreja católica no tempo da inquisição, de modo que muitas foram eliminadas por isso.
Lembro-me que ainda criança batia na porta dos vizinhos: - doce ou travessura ?, junto com meus irmãos e primos, lá em Bertioga – na casa de veraneio de minha tia. Não muitas pessoas desciam a serra, por causa do mal tempo nesse mês de outubro, então, o condomínio ficava um pouco vazio. Nos idos desses meus dez, onze anos de idade, não obtivemos tanto sucesso na arrecadação de doces, já que tal costume não é tão explorado, pois a 'brincadeira' veio de outro país.
Então íamos caçar rãs. Na época, achávamos bacana, pois elas se infestavam às margens de um pequeno córrego, após a garoa. E parecem que nos chamavam, pois não paravam de coaxar. Coitadas das rãs... (ou sapos, até) querendo reproduzir e a gente com arpões em punho. Sacanagem! Quando se sentiam incomodadas inflavam seus pulmões a fim de nos amedrontar. Mas esse mecanismo não funcionava, pois era engraçado. Parece até que vai explodir! Mas o problema é que algumas são produtoras de veneno, por sorte ou azar, nunca ocorreu nada conosco. Santa ingenuidade! Hoje vejo que um anfíbio desses é tão ser vivo quanto um humano: nasce, reproduz e morre. Aí eu percebi que estão em extinção, (será que matamos tantos assim?). Mas pra falar verdade o aquecimento global e a contaminação de lençóis de água por agrotóxicos eximem grande parte desses bichos.
Meu pai mantinha uma casa no Guarujá e lá iam amigos, conhecidos, vizinhos e eu a fim de aventurarmos em casas alheias ao sabor das 'gostosuras ou travessuras'. Ficávamos no lado de fora das casas enquanto os proprietários buscavam alguns sonhos de valsas e pirulitos recheados de chiclete. Dividíamos os doces no final. Curioso que ninguém pagava pra ver qual seria a 'travessura', mesmo porque nem a gente sabia que castigo oferecer a quem não nos dava os doces - já que todos sabiam que a intenção era, de fato, encher sacolas com toda sorte de “besteiras”.

Ame como a chuva fina, que cai silenciosa, mas que faz transbordar rios” – autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário